Como Publicar Artigos no Site

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NO SITE DA ABPp NACIONAL

As publicações desta ordem não tem objetivos acadêmicos. Sua finalidade maior é fomentar a escrita e divulgar trabalhos de interesse à área psicopedagógica.

 

1. Da estrutura do texto:

a. Os artigos devem ser redigidos de acordo com a ortografia e gramática oficiais e atuais da língua portuguesa e dentro das Normas ABNT;

b. Título: pode ser acompanhado de subtítulo, quando necessário. O título deve ser claro e conciso, sem abreviaturas;

c. Texto: deverá conter introdução, fundamentação teórica, discussão e considerações;

d. No caso do artigo tratar de uma pesquisa, incluir no texto a metodologia;

e. Ilustrações complementares são opcionais: os quadros, tabelas e mapas deverão ser apresentados já inseridos no texto, confeccionados para sua reprodução direta sempre que possível. Deverão estar numerados, titulados corretamente, com indicação das unidades em que se expressem os valores usados e das fontes dos dados citados;

f. Referências Bibliográficas e fontes utilizadas deverão ser apresentadas no final do artigo A fonte deve ser Arial, tamanho 12. O espaçamento entre linhas é de 1,5 cm. As margens configuradas em: superior 3,0 cm, inferior 2,0 cm, margem esquerda 3,0 cm e a margem direita 2,0 cm. O tamanho do papel deve ser A4; todo e qualquer destaque no corpo do texto deve ser feito tão somente com o uso do itálico.

 

2. Os artigos serão de exclusiva e total responsabilidade de seus autores*.

 

3. Os artigos deverão vir devidamente identificados, ao final, com nome completo dos autores e e-mail para possíveis contatos.

 

4. O envio de artigos e a publicação posterior não implica em qualquer forma de remuneração aos autores. É de responsabilidade do (a) autor (a) a observância da Lei nº 9.610/98 que rege os direitos autorais;

 

5. Para a publicação no site da ABPp, os autores devem enviar os artigos, em arquivo de texto para o e-mail abppfaleconosco@gmail.com, com uma foto (atual) em anexo, e outro arquivo com o currículo mínimo contendo nome completo do(s) autor(es) ,maior graduação acadêmica,e uma *declaração de cessão de direitos de publicação do referido artigo de sua autoria à Associação Brasileira de Psicopedagogia, assinada , datada e escaneada, e fone para contato.

 

6. As referências bibliográficas deverão seguir o padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT. As notas bibliográficas devem estar numeradas e listadas no final do texto e não em notas de rodapé.

 

7. Todos os artigos enviados serão submetidos à avaliação de uma Comissão estabelecida com essa finalidade que apreciará o texto enviando-o à publicação no site, caso esteja dentro dos padrões determinados e devidamente adequados. A Comissão se reserva o sigilo sobre os motivos da recusa da publicação, assim como o nome dos pareceristas que avaliaram o trabalho.

 

8. A ABPp reserva-se o direito de aceitar ou vetar os artigos enviados, bem como publicar e retirar a publicação, conforme convier.

 

9. Cabe à Comissão de Avaliação do site adequar ao seu projeto editorial o material enviado, assim como estabelecer os prazos para publicação.

 

10. Todos os artigos devem ser enviados apenas por meios eletrônicos no formato word ou txt. Podem ser enviadas também imagens de 72 dpis de resolução, formato jpg ou gif. O tamanho total do texto deve ser de no máximo 10(dez) laudas. Os artigos também podem ser enviados nas seguintes línguas estrangeiras: inglês, espanhol, francês e italiano (desde que seja enviada concomitantemente a tradução para a língua portuguesa).

 

Normas revisadas em novembro de 2014
(Comissão científica representada por Andréa Aires Costa e Galeára Matos França Silva).

Nota :
Artigos científicos, inéditos, atuais e escritos dentro das Normas de Vancouver, podem ser encaminhados à revista Psicopedagogia, veículo nacional de comunicação científica da ABPp, indexado às Bases de Dados . As normas de publicação e envio para a revista podem ser lidas no link: