Autor:
Aparecida Pires Guiroto
Data de Publicação:
02 Maio, 2011

Quero crescer? Quero ler e escrever?
Reflexões psicopedagógicas

 

O objetivo do presente trabalho tem por finalidade procurar meios para sanar as dificuldades de aprendizagem da criança. Encontrar uma definição clara e abrangente para designar ‘problema de aprendizagem’ não é fácil, por muito tempo o enfoque orgânico orientou a reflexão dos educadores e terapeutas que lidavam com essa questão, especialmente o psiquiatra. As crianças que não acompanhavam seus colegas na aprendizagem passaram a ser designadas como “anormais escolares’’, já que seus fracassos eram atribuídos a alguma anormalidade orgânica. Com o passar dos anos os psicanalíticos mudaram seus conceitos modificando não só a visão dominante de doença mental, como também as concepções correntes sobre as causas das dificuldades de aprendizagem. Passaram a ser enfatizadas a influência ambiental sobre o desenvolvimento da personalidade nos primeiros anos de vida e a dimensão afetivo-emocional na determinação do comportamento e de seus desvios.

 

Documento: