Referências Bibliográficas em Psicopedagogia

 

PUBLICAÇÕES DA ABPp(em ordem cronológica):

SCOZ, Beatriz J.L. (org.) Psicopedagogia: o caráter interdisciplinar na formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
SCOZ, Beatriz J.L. (org.) Psicopedagogia: contextualização, formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
MENDES,Mônica M. (org.) A práxis psicopedagógica brasileira. São Paulo: ABPp, 1994.
NOFFS,Neide de A; FABRICIO, Nívea de Carvalho (orgs.) A Psicopedagogia em direção ao espaço transdisciplinar. São Paulo:Frôntis Editorial, 2000.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA. Psicopedagogia avanços teóricos e práticos: escola, família, aprendizagem. São Paulo: Vetor, 2000.
SCOZ, Beatriz J.L; PINTO, Silvia Amaral de Mello (orgs.) Psicopedagogia: contribuições para a educação pós-moderna. Petrópolis: Vozes, 2004.
PINTO, Silvia Amaral de Mello (org.) Psicopedagogia um portal para inserção social. Petrópolis: Vozes, 2004.
MALUF, Maria Irene. (org.) Aprendizagem tramas do conhecimento, do saber e da subjetividade. Petrópolis: Vozes, 2006.
MALUF, Maria Irene; BOMBONATTO, Quézia. (orgs.) História da psicopedagogiae da ABPp: fatos, protagonistas e conquistas. Rio de Janeiro: Wak, 2007.
SCICCHITANO, Rosa Maria J.;CASTANHO, Marisa Irene S. (orgs.) Avaliação psicopedagógica: recursos para a prática. Rio de Janeiro: Wak, 2013.
CASTANHO, Marisa Irene S; SILVA, Galeára Matos de França. (orgs.) Estudos de caso: da escuta à escrita. Rio de Janeiro: Wak, 2015.

REFERÊNCIAS BÁSICAS

ANTONINO, Edileide; VIGAS, Maria Célia; PEIXOTO, Maria de Fátima (orgs.). Ação psicopedagógica: uma contribuição para a construção do conhecimentoSalvador:Editora da Assembléia Legislativa da Bahia, 2012.
BARBOSA, Laura M.S. (org.). Intervenção psicopedagógica no espaço da clínica. Curitiba: Ibpex, 2010.
BARBOSA, Laura M.S. A psicopedagogia no âmbito da instituição escolar. Curitiba, Expoente, 2001.
BARONE, Leda Maria C.; MARTINS, Lilian C. B.; CASTANHO, Marisa Irene. Psicopedagogia: teorias da aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
BOSSA, Nadia A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
BUSIN, Anete. F. Avaliação psicopedagógica: história de um percurso. Rio de Janeiro: Wak, 2013.
CAMPOS, Maria Célia M. Atuação em psicopedagogia institucional: brincar, criar e aprender em diferentes idades. Rio de Janeiro: Wak, 2013.
FAGALI, Eloisa Q. Encontros entre arteterapia e psicopedagogia: a relação dialógica terapeuta cliente, educador e aprendiz. In:Ciornai (org ).Percursos da Arteterapia. São Paulo: Summus Editorial, 2005. 
FERNÁNDEZ, Alícia. A atenção aprisionada: psicopedagogia da capacidade atencional. Porto Alegre:Editora Penso, 2012.
FERREIRA, M. E. M. P. (Org.). Psicopedagogia em tempo de expansão. Guararema (SP): AnadarcoEdit. & Comunicação, 2011.
MARTINEZ, Albertina Mitjáns; SCOZ, Beatriz; CASTANHO,Marisa Irene. Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber Livros, 2012.
MONEREO. Carlos e SOLÉ, Isabel.  O assessoramento psicopedagógico. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
MOOJEN, Sonia. A escrita ortográfica na escola e na clínica: teoria, avaliação e tratamento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.
NOFFS, Neide de Aquino. Psicopedagogo na rede de ensino: a trajetória de seus atores e autores. 2ed. São Paulo: Elevação, 2008.
PAIN, Sara. Subjetividade e objetividade: relações entre desejo e conhecimento. Editora Vozes: Petrópolis, 2010.
PANTANO,Telma;ZORZI,Jaime Luiz. Neurociência aplicada à aprendizagem. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2009.
ROTTA, Newra T.et all. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
RUBINSTEIN, Edith R.(org). Psicopedagogia, uma prática, diferentes estilos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2a. ed., 2012.
RUBINSTEIN, Edith R. O estilo de aprendizagem e a queixa escolar: entre o saber e o conhecerSão Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
RUBINSTEIN, Edith R. (org.). Psicopedagogia: fundamentos para a construção de um estilo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
SALTINI, Cláudio. Afetividade e inteligênciaWak Editora, Rio de Janeiro, 2008.
SANCHEZ-CANO, Manuel; BONALS, Joan. Avaliação psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SCOZ, Beatriz J. L. Identidade e subjetividade de professores: sentidos do aprender e do ensinar. 2ed: Petrópolis-RJ: Vozes, 2011.
SCOZ, Beatriz J. L. Psicopedagogia e realidade escolar: problema escolar e de aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2011. 
SCOZ,B.J. L.; CASTANHO, Marisa. I. S.(Org). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber Livros, 2012.
SILVA, Maria Cecília A. e. Psicopedagogia: em busca de uma fundamentação teórica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
VISCA, Jorge.O diagnóstico operatório na prática psicopedagógica. São José dos Campos:Pulso Editorial, 2008.
VISCA, Jorge. Técnicas projetivas psicopedagógicas e pautas gráficas para sua interpretação. Buenos Ayres: Visca e Visca, 2008.
VISCA, Jorge. Clinica psicopedagógica: epistemologia convergente.São José dos Campos: Pulso Editorial, 2010.
WEISS, M.L.L. Vencendo as dificuldades de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2009.
WEISS, Maria Lúcia L. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
ZENICOLA, Ana Maria. BARBOSA, Laura M. S.; CALBERG, Simone. Psicopedagogia: saberes, olhares e fazeres. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2007.


REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

ARAÚJO, Ulisses F.; SASTRE, Genoveva (orgs.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. Summus Editorial: São Paulo, 2009.
AFFONSO, Rosa M. Lopes, Ludodiagnóstico. São Paulo: Vetor, 2012.
 ANDION, Maria Teresa Messeder. Jogo de areia: intervenção psicopedagógica à luz da teoria piagetiana na caixa de areia. Rio de Janeiro: Wak editora, 2010.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA - SEÇÃO PARANÁ SUL. Aprendizagem na diversidade: a psicopedagogia agregando formadores. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2008.
BARBOSA, Laura Monte Serrat. A psicopedagogia e o momento de aprender. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2006.
BATISTA, D.E. O declínio da transmissão na educação: notas psicanalíticas.São Paulo: Annablume; Fapesp, 2012.
BRANSFORD, John; BROWN, Ann; COCKING, Rodney (org.).Como as Pessoas Aprendem. Cérebro, mente, experiência e escola. São Paulo: Senac, 2007.
CARLBERG, Simone. Psicopedagogia. Uma matriz de pensamento diagnóstico no âmbito clínico. Curitiba: Ibpex, 2012.
Calkins, Lucy. Crianças produtoras de texto: a arte de interagir em sala de aula. Porto Alegre: Aretmed, 2008.
CLAXTON, Guy. O Desafio de Aprender ao Longo da Vida. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Conselho Regional de Psicologia de São Paulo; Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (orgs). Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doenças de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
CORDIÉ, Anny. Os atrasados não existem: psicanálise de crianças com fracasso escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
DAVIS, Ronald D.& BRUN Eldon M. O dom da dislexia: o novo método revolucionário de correção da dislexia e de outros transtornos de aprendizagem. Trad. Ana Uma e Graça S. Massad.  Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
DELVAL,Juan. Introdução à prática do método clínico: descobrindo o pensamento das crianças. Porto Alegre: Artmed, 2002.
FAGALI, Eloisa; VALE, Zélia Del Rio. Psicopedagogia Institucional Aplicada. A aprendizagem escolar dinâmica e construção na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2011.
FERNÁNDEZ, Alicia. A atenção aprisonada: a psicopedagogia da capacidade atencional. Trad. Neusa KernHickel. Porto Alegre: Artmed Editora, 2012.
FERNÁNDEZ, Alicia. A mulher escondida na professora: uma leitura psicopedagógica do ser mulher, da corporalidade e da aprendizagem. Trad. Neusa KernHickel. Porto Alegre: Artmed Editora, 2006.
FERNÁNDEZ, Alicia. Idiomas do Aprendente: análise das modalidades ensinantes com famílias, escolas e meios de comunicação. Trad. Neusa KernHickel. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
FERNÁNDEZ, Alicia. Psicopedagogia em psicodrama: morando no brincar. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.
FERNÁNDEZ, Alicia. O Saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Trad. Neusa KernHickel. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
GRIZ, Maria das Graças - Psicopedagogia: um conhecimento em contínuo processo de construção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.
ILLERIS, Knud (org.). Teorias Contemporâneas da Aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013.
LOPES,João Arménio L. Distúrbio hiperactivo de défice de atenção em contexto de sala de aula: a incerta existência de um problema de desenvolvimento da infância e adolescência.Braga (Portugal): Centro de Estudos em Educação e Psicologia,Instituto de Educação e Psicologia Universidade do Minho, 1998.
MACEDO, Lino. PETTY, Ana Lucia S., PASSOS, Norimar C.4 cores, senha e dominó: oficinas de jogos em uma perspectiva construtivista e psicopedagógica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
MACEDO, Lino; PETTY, Ana Lucia S.;PASSOS, Norimar C.Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artmed, 2000.
MITJANS, A; Amaral, M.L.  Aprendizagem criativa no ensino superior: a significação da dimensão subjetiva. In: A complexidade da aprendizagem e destaque ao ensino superior. Campinas, São Paulo: Alínea, 2009.
MONEREO,Carles; SOLÉ,Isabel. O Assessoramento Psicopedagógico- Uma Perspectiva Profissional e Construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2000.
OLIVEIRA, Gislene Campos. Avaliação psicomotora à luz da psicologia e da psicopedagogia. 8ed revisada. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
PADILHA, A.M.L. Possibilidades de histórias ao contrário ou como desen-
caminhar o aluno da classe especial
. São Paulo: Plexus Editora, 2004.
PAROLIN, Isabel; FERREIRA, Vicente A. Aprendendo sempre! Em casa e na escola. São José dos Campos, Pulso Editorial, 2008.
PINKER, Steven. Como a mente funciona.São Paulo: Companhia das letras, 1998.
POLITY, Elizabeth. (org.)Psicopedagogia: um enfoque sistêmico. Terapia Familiar nas Dificuldades de Aprendizagem. São Paulo: Empório do Livro, 1998.
PORTELLA, Fabiani O. (org.) Aprendizagem: tempos e espaços do aprender. Rio de Janeiro: WAK, 2008.
PORTILHO, E.M.L. Como se aprende? Estratégias, estilos e metacognição. Rio de janeiro: WAK, 2011.
PORTILHO, E.M.L. (org.) Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na formação docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
ROLÓN, Gabriel Felipe - Histórias de divã. São Paulo: Planeta, 2008.
SÁNCHES-CANO,Manuel; BONALS,Joan.Avaliação Psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SANTOS, Acácia A.; BORUCHOVITCH, Evely. OLIVEIRA, Katya L. (orgs.) Cloze: um instrumento de diagnóstico e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.
SHENK, David. O gênio em todos nós. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
SILVA, Ana Beatriz. Mentes Inquietas. São Paulo: Gente, 2003.
SIMÕES, Márcia. Intervenções clínicas: ação integrada com a fonoaudiologia, a psicopedagogia, a arteterapia, a psicanálise e outros saberes. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2010.
SISTO, Fermino Fernandes. MARTINELLI, S. C. (Orgs.). Afetividade e dificuldades de Aprendizagem- uma abordagem psicopedagógica. São Paulo: Vetor, 2008.
SMITH, Corine; STRICK, Lisa. Dificuldades de Aprendizagem de A-Z. Guia completo para educadores e pais. Porto Alegre: Penso, 2012.
STERNBERG, Robert J.; GRIGORENKO, Elena L. Crianças Rotuladas. O que é necessário saber sobre as dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2003.
VISCA, Jorge. Introdução aos jogos lógicos no tratamento psicopedagógico: história, regras e significado psicopedagógico. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2012.
WILLINGHAM, Daniel T. Por que os alunos não gostam da escola? Respostas da ciência cognitiva para tornar a sala de aula atrativa e efetiva. Porto Alegre: Artmed, 2011.

 

Atualizado pelo Conselho Nacional da ABPp, gestão 2011-2013, sob coordenação da Comissão de Formação e Regulamentação.
Outubro/2013