III Simpósio reuniu psicopedagogos? de 22 Estados, além do Distrito Federal

 

Nos dias 26, 27 e 28 de setembro aconteceu a terceira edição do Simpósio da Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp. Com tema “Novos tempos… Novos cenários…”, o evento discutiu o futuro da profissão.


O Simpósio começou tratando de fatores mais gerais, que atingem não apenas os psicopedagogos, mas toda a sociedade. Para isso, o professor Affonso Romano Sant'Anna abriu o ciclo de palestras, abordando as diversas leituras de mundo e evidenciando que não se pode conhecer tudo - e diante disso as pessoas se mobilizam para ir em busca daquilo que as interessa.


Nas palestras seguintes foram apresentadas atualizações sobre temas mais específicos, tratando-se de questões éticas, familiares, problemas de leitura, escrita e cálculo, a avaliação do desenho da criança, entre outros.


“Circulando entre o público presente a gente pôde constatar que o pessoal aborda a importância do evento de ver temas novos”, relata a presidente da ABPp Nacional, Luciana Barros de Almeida. “Eles vêm de diversas regiões do país têm a oportunidade de ver determinados assuntos, de que forma estão sendo abordados.


Além disso, também encontram pessoas que estão trabalhando nesse mesmo cenário - considerando cada um suas realidades - e podendo aprimorar o seu fazer psicopedagógico.”


A presidente da ABPp também ressalta que o evento é importante para que as pessoas possam constituir grupos nos quais possam pensar a psicopedagogia, dentro das formalidades que isso exige, e completa: “É nosso objetivo que a ABPp esteja representada em todos os estados da Federação”.


O evento teve um total de 22 Estados representados, além do Distrito Federal. Com essa abrangência, a ABPp consegue atingir seu objetivo de promover o saber psicopedagógico, e tem como objetivo para 2015 atingir os estados que ainda não se fazem representar e também contar com a participação de um maior número de pessoas.